terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Um dia ponho a mochila às costas e vou conhecer o mundo

Esta frase apareceu-me no Facebook, na bela aplicação Momentos Nicola.

É uma ideia que eu acho extremamente engraçada. Estive, este Verão, na iminência de fazer um interrail pela Europa. Infelizmente isso não aconteceu! No entanto, tenho o gosto de conhecer outros países. Sei que ainda vou conhecer - se tiver essa oportunidade - muitos países, culturas, ideias, ter experiências diferentes fora do meu habitat natural. Penso que também é importante conhecer o nosso país. Há muito boa gente que parece esquecer-se disso - ou simplesmente tem uma opinião diferente da minha! É extremamente engraçado e parece mais sedutor, até, viajar para o estrangeiro, pois a ideia de viajar é exactamente conhecer novas culturas e a nossa já nós conhecemos, à partida.

É difícil agarrar na mochila e largar tudo durante um ano, ou uns meses, para ir fazer uma viagem. Louvo a atitude e a coragem de quem o faz. É uma experiência que considero de vida. Enriquecemos muito, como pessoas. Há umas semanas vi um programa de televisão (tenho ideia de ser o Sociedade Civil, na RTP2) em que falava um rapaz novo, que tinha deixado tudo e, durante um ano, foi dar uma volta ao mundo, sozinho. "Acabei o curso, trabalhei durante um tempo para arranjar dinheiro e parti.". Dizia ele que sabia por onde queria ir nos primeiros tempos. Pegou na mochila e arranjou dinheiro para o primeiro bilhete de comboio. Depois, a partir daí foi procurando sítios para onde ir, falando com estranhos, com pessoas que o acolhiam. Disse que foi a melhor experiência da sua vida. Acredito. Disse, também, que passou a olhar para as coisas de uma forma diferente. Uma forma simplista. "É tão importante ser feliz, e há tanta gente que o é por esse mundo fora, com tão pouco". Porquê complicar? O importante é dar valor às coisas que realmente são importantes.

Tinha ligado a televisão para ver qualquer coisa que me distraísse enquanto almoçava. Fiquei pedrado em frente ao televisor, a ver o programa até ao fim. Achei-o genial.

Hoje, tive um Momento Nicola destes e, posto isto, só tenho uma coisa a dizer:

Um dia ponho a mochila às costas e vou conhecer o mundo.

Sem comentários: