Há uns dias, numa aula da faculdade, uma professora falava sobre a diluição das responsabilidades quando as pessoas estão inseridas num grupo - seja ele grande ou pequeno. Um indivíduo, que esteja a trabalhar num grupo de outros indivíduos, sabe que em caso de falha esta é partilhada por todos. Desta forma, a sua maneira de agir perante os obstáculos é diferente do que se estivesse no projecto sozinho.
Para explicar o fenómeno de as pessoas se "livrarem" das responsabilidades, deixo aqui o vídeo abaixo. Este vídeo foi abordado nessa mesma aula e explica, muito bem por sinal, este fenómeno. Este reality show francês é baseado num estudo feito há vários anos em Inglaterra, em que a ideia era perceber até onde ia a coragem e a capacidade de desresponsabilização das suas próprias acções, por parte das pessoas.
O estudo inglês era composto por duas "cobaias" de cada vez. Um indivíduo era o professor, o outro o aluno - estas funções eram sorteadas (a questão pertinente aqui é que os papéis que serviam para o sorteio tinham, todos eles, escrito professor. Contudo, como uma das duas "cobaias" era um actor que compactuava com os responsáveis pelo estudo e o seu par não sabia desse facto, ao ler o papel dizia que lhe tinha calhado a função de aluno). Logo, quando o outro indivíduo lia o seu papel, dizia professor. Assim, o aluno ia para uma sala e ficava sentado numa espécie de cadeira eléctrica, enquanto o "professor" ficava numa outra sala, ao lado, com um conjunto de botões que, quando pressionados, davam choques ao suposto aluno. A função do aluno era responder a perguntas efectuadas pelo professor e, caso errasse, seria electrocutado. Os botões tinham uma intensidade crescente de voltagem, e o último botão tinha um autocolante ao lado que dizia "Perigo de Morte". O que o professor não sabia é que os botões não davam, efectivamente, choques e que o sofrimento representado pelo aluno era teatralizado pelo mesmo.
O estudo concluiu que uma percentagem avultada (cerca de 60%) das pessoas pressionava o último botão e, quando questionadas sobre o facto, desresponsabilizavam-se pois afirmavam que o aluno sabia, antes de ir para lá, que se errasse levaria choques eléctricos e, portanto, se tinha ido era porque consentia com as regras do "jogo". Logo, ao carregarem no botão, os professores estavam apenas a seguir as regras.
Este estudo, ao que parece, serviu para se fazer um reality show e segue abaixo a reportagem da RTP acerca do mesmo.
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