sexta-feira, 30 de abril de 2010

terça-feira, 27 de abril de 2010

A China.



Digam o que quiserem, mas a China dá um banho em organização a qualquer nação mundial!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

domingo, 25 de abril de 2010

sábado, 24 de abril de 2010

Até onde nos leva a televisão?

Há uns dias, numa aula da faculdade, uma professora falava sobre a diluição das responsabilidades quando as pessoas estão inseridas num grupo - seja ele grande ou pequeno. Um indivíduo, que esteja a trabalhar num grupo de outros indivíduos, sabe que em caso de falha esta é partilhada por todos. Desta forma, a sua maneira de agir perante os obstáculos é diferente do que se estivesse no projecto sozinho.

Para explicar o fenómeno de as pessoas se "livrarem" das responsabilidades, deixo aqui o vídeo abaixo. Este vídeo foi abordado nessa mesma aula e explica, muito bem por sinal, este fenómeno. Este
reality show francês é baseado num estudo feito há vários anos em Inglaterra, em que a ideia era perceber até onde ia a coragem e a capacidade de desresponsabilização das suas próprias acções, por parte das pessoas.

O estudo inglês era composto por duas "cobaias" de cada vez. Um indivíduo era o professor, o outro o aluno - estas funções eram sorteadas (a questão pertinente aqui é que os papéis que serviam para o sorteio tinham, todos eles, escrito professor. Contudo, como uma das duas "cobaias" era um actor que compactuava com os responsáveis pelo estudo e o seu par não sabia desse facto, ao ler o papel dizia que lhe tinha calhado a função de aluno). Logo, quando o outro indivíduo lia o seu papel, dizia professor. Assim, o aluno ia para uma sala e ficava sentado numa espécie de cadeira eléctrica, enquanto o "professor" ficava numa outra sala, ao lado, com um conjunto de botões que, quando pressionados, davam choques ao suposto aluno. A função do aluno era responder a perguntas efectuadas pelo professor e, caso errasse, seria electrocutado. Os botões tinham uma intensidade crescente de voltagem, e o último botão tinha um autocolante ao lado que dizia "Perigo de Morte". O que o professor não sabia é que os botões não davam, efectivamente, choques e que o sofrimento representado pelo aluno era teatralizado pelo mesmo.

O estudo concluiu que uma percentagem avultada (cerca de 60%) das pessoas pressionava o último botão e, quando questionadas sobre o facto, desresponsabilizavam-se pois afirmavam que o aluno sabia, antes de ir para lá, que se errasse levaria choques eléctricos e, portanto, se tinha ido era porque consentia com as regras do "jogo". Logo, ao carregarem no botão, os professores estavam apenas a seguir as regras.

Este estudo, ao que parece, serviu para se fazer um
reality show e segue abaixo a reportagem da RTP acerca do mesmo.


segunda-feira, 19 de abril de 2010

Lado B!

Tenho estado a ver o novo programa do Bruno Nogueira e confesso que estava à espera de mais! Tenho um grande apreço pelo trabalho do Bruno e penso que ele tem capacidade e piada para fazer mais e melhor. Gosto imenso do cenário e do conceito do programa, mas penso que o humor dele é "seco" demais - se é que se pode dizer isso! O programa ainda não acabou e ficarei a ver até ao fim, a ver como corre. De qualquer das maneiras, para a semana, estarei no mesmo lugar de hoje, em frente à televisão, para ver o segundo programa. Tenho a certeza que vai ser melhor.

domingo, 18 de abril de 2010

Jamie Cullum & Frank Sinatra

Hoje ofereceram-me esta pérola. Uma compilação de músicas do excelentíssimo Sr. Sinatra interpretadas intervaladamente pelo próprio e por outro grande senhor, de seu nome Jamie Cullum. Um regalo! Noites de chuva e frio - qual Inverno rigoroso -, um copo de vinho, luzes baixinhas e este CD como som de fundo. Que bom programa. Que bom CD! Há coisas muito boas na vida e a música é uma delas. Proporciona-nos momentos espectaculares. Relaxantes. Excitantes. Melancólicos. Festivos. A música é o espelho da nossa alma. E este CD é o espelho da boa música. Fenomenal. Frank Sinatra e Jamie Cullum são uma dupla que faz com que este CD tenha de ser adquirido por aqueles que gostam de Jazz, ou somente boa música. Recomendo muito.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cansado.

É assim que me sinto. Completamente estoirado!

Hoje foi, pelo menos para mim, aquilo a que se pode chamar de sexta-feira 13 - pese o facto de ser dia 16! Um dia mais comprido do que o normal, no que ao lado psicológico da questão diz respeito, e fisicamente desgastante no que a andar de um lado para o outro num parque de estacionamento subterrâneo à procura do carro diz respeito. No fundo, o dia de hoje disse respeito a muita coisa que, na minha modesta opinião, não faz sentido nenhum em separado, quanto mais em conjunto.

Hoje, quando me deitar na cama, adormeço em cinco segundos. Tendo em conta que já estou deitado, e a escrever há três segundos já só falt...

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Há coisas do caraças.

Então não é que, ao que parece, faz hoje 22 anos que a minha mãe estava no hospital da Cruz Vermelha Portuguesa em S. Domingos de Benfica e, precisamente, às 19 horas e 10 minutos nasceu um gajo que, sem se prever naquela altura, atingiria os 1,96 (ou 98, depende das fitas métricas) de sabedoria?

Enfim, por pouco não entrava no Guinness!

Então pronto, já dei a notícia que, não sei como foi possível, não foi dada pelo Correio da Manhã.

Cumprimentos e até à próxima, que tenho de ir ali apagar as velas.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

domingo, 11 de abril de 2010

quinta-feira, 8 de abril de 2010

E Pluribus Unum

Pode ser cliché, mas deixo aqui um incentivo para os nossos jogadores. Espero que se arrepiem ao ver estas imagens, assim como eu. Força Benfica.

Super Bock Super Blog Awards

Pois bem, já é conhecido o vencedor. De seu nome Pedro Aniceto, fanático e profundo conhecedor do "seu" mundo Apple, eis o senhor cujas ideias se expressam através do blog vencedor. Reflexões de um cão com pulgas é o grande vencedor, e com uma justiça inquestionável!

Leitura obrigatória todos os dias. Com um gosto e uma opinião bem formada, a escrita que nele se traduz é de ficar preso ao ecrã até acabar de ler os posts. De uma variedade de assuntos incrível, o blog do Pedro é absolutamente incrível. Aconselho, vivamente, a visitarem-no.

Ficam dados, então, os mais que merecidos Parabéns e que continue o bom trabalho.

Hoje.

sábado, 3 de abril de 2010

Televisões.

É impressionante a falta de qualidade da televisão portuguesa. Especialmente naquelas alturas em que ela faz mais falta: nas alturas festivas. Sempre que eu quero passar uma tarde ou um dia a ver televisão, deitado no sofá, constato que é uma tarefa extremamente árdua. Bem mais difícil do que aquilo que eu podia imaginar. E quantos mais canais, pior...

quinta-feira, 1 de abril de 2010

1 de Abril.

Venho, por este meio, informar que ganhei o Euromilhões. :)