terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

onechargerforall.eu

Ao que parece, hoje é o dia em que cem carregadores de telemóvel se fundem, dando origem ao carregador universal.

Uma necessidade há muito manifestada, vê o seu fim muito, muito próximo. Com o propósito de reduzir o lixo electrónico, a União Europeia mexeu os 'cordelinhos' para que os fabricantes de telemóveis se unissem em torno de uma mesma espécie de fonte de alimentação: o micro-usb.

Grande parte dos smartphones existentes no mercado funcionam (tanto a nível de carregamento como de transmissão de dados) através de uma ligação USB: micro-usb e mini-usb. Um passo largo para a uniformização do sistema de carregamento/transmissão de dados, até porque já é possível carregar Samsungs com carregadores Nokia N97 (e vice-versa), por exemplo.

Esta evolução aparece com a crescente partilha de informação entre PC's/Smatphones que, por sua vez, se deve à crescente utilização dos telemóveis como pen's e computadores pessoais.

Voltando aos carregadores, a barreira crucial será ultrapassada quando a ideia de carregar electrodomésticos via wireless for para a frente (através de placas inseridas nas paredes de casa - o que mataria, de vez com as tomadas!). A ideia existe. Aguarda-se a sua implementação.


Deixo-vos com o filme publicitário do início da revolução dos carregadores.